O QUE É
Cuidados paliativos e dor
Perguntas e respostas
Detecção precoce
Prevenção
Tratamento
Transplante de medula
Orientações ao Paciente e Familiares
Redes
 
ACESSO À INFORMAÇÃO
CÂNCER
O que é
Prevenção
Tipos de Câncer
Tratamento
Transplante de Medula
Cuidados Paliativos
Orientações ao Paciente e Familiares
Redes
INCA
Sobre o Instituto
História
Transparência Pública
Voluntariado do INCA
Campus Integrado
AÇÕES E PROGRAMAS
O que é
Agenda Estratégica
Programas e Ações no Brasil
Cooperação Internacional
Datas Institucionais
ENSINO E PESQUISA
COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO
Comunicação em Câncer
Agência de Notícias
Sala de Imprensa
INCA na Mídia
Rede de Bibliotecas
Publicações
ESTATÍSTICAS DO CÂNCER
 

Atendimento no INCA

As unidades hospitalares do INCA, localizadas na cidade do Rio de Janeiro, são classificadas como de alta complexidade. Isso significa que para ser paciente do INCA é necessário passar anteriormente por unidades de saúde de atenção básica (posto de saúde, ambulatório) e/ou de média complexidade (clínica especializada, hospital) onde tenha recebido o diagnóstico de câncer.

O médico responsável pelo acompanhamento inicial precisar fazer o encaminhamento específico do paciente para o INCA, onde ele passará por uma triagem para confirmar se seu caso é mesmo de tratamento oncológico.

Os hospitais do INCA integram o Sistema Único de Saúde (SUS) e oferecem tratamento integral às pessoas que têm tumores malignos (câncer).

 

Carta de Serviços ao Cidadão



Como é feito o primeiro atendimento no INCA?

O INCA é referência nacional no tratamento do câncer, reconhecido pela qualidade do atendimento e serviço prestados por seus profissionais. Por isso mesmo é grande a procura por atendimento.

O que é necessário apresentar para ser atendido no INCA?
Depende do tipo de câncer. Desde 5 de agosto de 2013, os procedimentos para primeira avaliação em seis serviços nos hospitais do INCA mudaram e somente atendem pacientes encaminhados por meio da Central de Regulação do Município do Rio de Janeiro (Sisreg). No HC I, passam a atender nessa nova modalidade os serviços de Neurocirurgia; Cirurgia Torácica; Cirurgia Geral - oncologia; Urologia e Cirurgia de Cabeça e Pescoço. No HC II, a mudança ocorrerá no Serviço de Ginecologia Oncológica.

 

Caso seja encaminhado para o INCA, é necessário que o paciente se apresente na data agendada portando dois formulários fornecidos pela Unidade de Atenção Primária de Saúde (Encaminhamento de Usuários e Autorização de Procedimentos Ambulatoriais) e o documento de identidade.

 

A Central gerencia as vagas disponíveis e define onde será feito o atendimento, segundo critérios como proximidade com a residência do paciente e complexidade do caso. O objetivo principal é dar mais conforto para o paciente, que não precisará se deslocar por longas distâncias, e reduzir as filas de espera. Para o INCA, já são encaminhados pelo Sisreg, desde 2011, pacientes com câncer de mama. O Sistema também já funciona em outros estados do Brasil.

 

 

Quem faz o primeiro atendimento?
O primeiro atendimento no INCA é realizado por médicos especialistas, que avaliam cada caso. Após esta análise, e havendo possibilidade de tratamento oncológico específico (cirurgia, quimioterapia ou radioterapia), é feita a matrícula do paciente no Instituto, com a abertura do prontuário médico. Quando não há indicação para tratamento no INCA, os casos são reencaminhados, com orientação, às unidades de origem.
 
Onde é feito o tratamento no INCA?

As unidades hospitalares do INCA, integrantes do Sistema Único de Saúde (SUS), oferecem tratamento integral. O HC I atende adultos e crianças com diversos tipos de câncer, enquanto o HC II trata somente mulheres com câncer ginecológico e o HC III cuida exclusivamente de doentes com câncer de mama. Já o HC IV admite apenas pacientes encaminhados pelas unidades do próprio Instituto para cuidados paliativos. O Centro de Transplante de Medula Óssea (CEMO) recebe doentes do INCA ou encaminhados por especialistas de outras instituições.


Atenção

  1. O INCA só matricula os doentes com diagnóstico confirmado de câncer e que tenham indicação de tratamento oncológico (cirurgia, quimioterapia e/ou radioterpia).
  2. O INCA não faz exames para doentes em tratamento em outros hospitais.
  3. O Hospital do Câncer IV (HC IV), especializado em cuidados paliativos (para pacientes sem possibilidade de cura) admite somente doentes encaminhados pelos hospitais do próprio INCA.

 

Existem outros hospitais no Rio de Janeiro onde pode ser feito o tratamento de câncer?

Unidades hospitalares federais e hospitais Universitários localizados na cidade do Rio de Janeiro, integrantes do Sistema Único de Saúde, assim como o INCA, também estão capacitadas a tratar pacientes com diagnóstico de câncer, oferecendo tratamento integral. Pacientes provenientes de hospitais federais, hospitais universitários ou de localidades que disponham de Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) ou de Centros de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Cacon) deverão ser atendidas no INCA somente em situações excepcionais.




Onde estão localizadas as unidades assistenciais do INCA?


Hospital do Câncer I

Atende adultos e crianças com diversos tipos de câncer. As primeiras consultas são realizadas na Triagem, localizada na Rua do Rezende, 124/128 - Centro. O horário de funcionamento é de 7h às 11h30, de segunda a sexta-feira. Tel.: (21) 3207-4508.

O horário de visitação aos pacientes internados na Unidade Pós-Operatória (UPO) é das 13h às 14h. O horário de visitação aos pacientes do Centro de Terapia Intensiva (CTI) das 14h às 15h.

Praça Cruz Vermelha 23 - Centro
CEP: 20230-130 - Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 3207-1000




Hospital do Câncer II (antigo Hospital de Oncologia)
Trata doentes com câncer genital feminino e pacientes com câncer do tecido ósseo ou conectivo. A triagem funciona de segunda a quinta-feira, das 7h às 11h. Para tratamento do câncer ginecológico é necessário encaminhamento da Central de Regulação da Secretaria de Saúde do Município do Rio de Janeiro (Sisreg). Como ser atendido.

Rua Equador 831 - Santo Cristo
CEP 20570-120 - Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 3207-2800 • Fax: (21) 3207-2899




Hospital do Câncer III (antigo Hospital Luiza Gomes de Lemos)
Trata exclusivamente de doentes de câncer de mama. O primeiro atendimento é realizado na recepção integrada diariamente, exceto às quartas-feiras. São elegíveis para a triagem as pacientes com encaminhamento específico para a Unidade (Autorização de Procedimento Ambulatorial - Central de Regulação da Secretaria de Saúde do Município do Rio de Janeiro -Sisreg III). Como ser atendido.

Rua Visconde de Santa Isabel 274 - Vila Isabel
CEP 20560-120 - Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 3207-3700 • Fax: (21) 3207-3955




Hospital do Câncer IV (antigo CSTO)
Atende doentes tratados nas outras unidades hospitalares do INCA, para cuidados paliativos.

Rua Visconde de Santa Isabel, 274, A - Vila Isabel
CEP 20560-120 - Rio de Janeiro-RJ
Tel.: (21) 3207-3700 • Fax (21) 3207-3956




Centro de Transplante de Medula Óssea - CEMO
Centro de transplante de medula óssea que atende doentes do próprio INCA ou encaminhados por especialistas de outras instituições. O primeiro atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h.

Praça Cruz Vermelha 23 / 7° andar - Centro
CEP 20230-130 - Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 3207-1214

Copyright © 1996-2014 INCA - Ministério da Saúde
Praça Cruz Vermelha, 23 - Centro - 20230-130 - Rio de Janeiro - RJ - Tel. (21) 3207-1000
A reprodução, total ou parcial, das informações contidas nessa página é permitida sempre e quando for citada a fonte.
Gerenciado pelas divisões de Comunicação Social e Tecnologia da Informação